Indústrias RC - Usinagem em cobre

WhatsApp

Usinagem em cobre

Sabemos que entre moldagem e fundição, a usinagem em cobre é a alternativa ideal para obter peças e ferramentas mecânicas que primam pela precisão.

Mas, para entendermos a precisão da usinagem em cobre, antes vamos ter em mente que a usinagem é um processo de desgaste mecânico de uma matéria bruta – cobre, aço, alumínio etc.

Os vários usos da usinagem em cobre

Através do desgaste do molde de cobre, por exemplo, obtemos uma peça desenhada especificamente para a sua aplicação, em termos de: formato, dimensão, acabamento etc.

Assim, a indústria metalmecânica da usinagem em cobre é imprescindível para inúmeros segmentos, entre os mais conhecidos:

  • Automotivo;
  • Eletrônico;
  • Naval

Entre os moldes de usinagem – bronze, aço, latão, alumínio – o cobre é o mais dúctil e maleável para usinar peças mecânicas. Vamos entender como a precisão da usinagem em cobre é alcançada após entender os equipamentos que realizam esse trabalho.

Como é realizada a usinagem em cobre

Nas Indústrias RC, a usinagem em cobre é feita comumente em fresas e tornos CNC. Para acabamentos específicos outros equipamentos de usinagem são usados, como a retifica, ferramentas multicortantes, etc.

No torneamento para usinagem em cobre, teremos dois eixos de translação: o torno girando em um sentido o cobre a ser moldado em outro. No fresamento, o processo envolve uma ferramenta de corte que gira enquanto a peça a ser moldada é forçada contra.

Os dois processos de usinagem em bronze dão conta de uma ampla variedade de formatos e superfícies de acabamento, não só em bronze, mas em aço carbono, alumínio, latão e outras ligas metálicas.

Agora, voltando ao que falamos sobre a precisão da usinagem em bronze. Acontece dos tornos e fresas automáticos contarem com softwares de leitura que, do projeto do cliente, padroniza o acabamento preciso que as peças moldadas devem ter.

A opção certa para seu fornecimento de peças de cobre

Logo, a usinagem em cobre vai ser a opção certa para quem precisa de usinagem planejada e seriada.

Se você for produzir um produto em grande escala, ter o padrão de corte para todas as peças que compõem esse produto é uma vantagem logística que nós da Indústrias RC queremos e podemos oferecer.

O setor automotivo tem em nossa usinagem em cobre a parceria concreta para planejar racionalmente o uso de seus recursos.