Indústrias RC - Conheça o QGBT – Quadro Geral de Baixa Tensão

WhatsApp

Conheça o QGBT – Quadro Geral de Baixa Tensão

Você sabe o que significa QGBT? É a abreviação de Quadro Geral de Baixa Tensão, um painel montado para acomodar a instalação de equipamentos de proteção, manobra e seccionamento da energia elétrica.

 

Ele é responsável por fornecer controle e proteção aos circuitos do sistema de distribuição, atuando como a entrada principal de energia nas empresas, e é o primeiro quadro após a subestação.

 

O Quadro Geral de Baixa Tensão pode ser usado em residências, indústrias, centros comerciais, aeroportos, hospitais, shoppings, entre outros.

 

Função e tipos de Quadro Geral de Baixa Tensão

 

Sua principal função é informar a corrente de voltagem do local e garantir a distribuição da energia com aproveitamento e segurança.

 

O Quadro Geral de Baixa Tensão alimenta os principais sistemas elétricos de uma empresa, como painéis de serviços auxiliares, centro de controle de motores, transformadores e painéis de automação.

 

Dentre suas aplicações, vemos ele sendo bastante utilizado na indústria, pois o QGBT evita paradas desnecessárias, oferece o controle digital das funções de diversas máquinas da linha de produção, entre outras vantagens.

 

A sua montagem deve seguir os padrões da ABNT, descritos na NBR IEC 61439, que aborda a instalação dos painéis de baixa tensão.

 

Entre os tipos de QGBT existentes podemos ver dois: tipo TTA (Totally Tested Assembly) que é totalmente testado e aprovado. E o tipo PTTA (Partially Totally Tested Assembly) parcialmente testado e aprovado.

 

Vantagens

 

O Quadro Geral de Baixa Tensão aumenta a produtividade e qualidade dos processos, evitando a perda de tempo, e tudo isso pode refletir na economia da empresa. Além disso, possui:

 

  • Capacidade de operar tensões elétricas de 127, 220, 380 e 440 volts;
  • Classe de tensão de 660 volts, possibilitando o gerenciamento de até 3150 Ampéres;
  • Fácil instalação;
  • Frequência da operação de 50Hz a 60Hz, com grau de proteção até IP54;
  • Alimenta e protege os sistemas que estão interligados a partir dele;
  • Melhor custo-benefício do mercado.

 

 

 

É recomendado sempre procurar uma empresa especialista para o fornecimento e instalação adequada do quadro, assim como a BBTEC, que possui mais de 10 anos de experiência no ramo.