Indústrias RC - Fabricante de anel elástico

WhatsApp

Fabricante de anel elástico

A primeira incumbência de um fabricante de anel elástico é produzir anéis de travamento ou de retenção que garantam a eficiência dos sistemas de fixação dentro de maquinários e equipamentos.

O anel elástico é o componente mais usado na indústria e, por isso, um dos componentes mais fáceis de encontrar devido à sua alta demanda de utilização. Mas, é muito importante que a procedência dos anéis elásticos seja conhecida.

Falaremos mais a respeito no decorrer da leitura.

Importância da fabricação do anel elástico para a produtividade

O anel elástico tem a função de fixar eixos e componentes durante o funcionamento das máquinas industriais. Ou seja, além de garantir o desempenho da máquina, evita atrito entre as peças e, logo, o desgaste do sistema.

Devido à sua função, o fabricante de anel elástico utiliza como matéria-prima mais comum o aço mola, maleável e passível de receber tratamentos especiais.

É necessário seguir as especificações técnicas de fabricação e utilização para perfeita adequação do anel elástico e, com isso, evitar paradas de máquinas por problemas mecânicos, defeitos na fabricação dos produtos e queda de produtividade.

Classificação dos anéis elásticos

Para detalhar os tipos de anéis elásticos e quais as aplicações mais indicadas eles são classificados da seguinte forma:

– Anéis de travamento: essa peça produzida pelo fabricante de anel elástico é indicada para sistemas de fixação cuja largura radial é menor, com limitação de espaço. Todos os anéis com essa finalidade são do Grupo 508.

– Anéis de retenção: esses, por sua vez, são utilizados em larga escala em sistemas de fixação com elevadas cargas axiais. Esses anéis dividem-se em 10 Grupos, sendo do 501 ao 504, 519, do 525 ao 528 e 533.

O fabricante de anel elástico leva em consideração as normas industriais vigentes e as quais adequam o material, a espessura, diâmetro do eixo e:

  • Forma: incompleta ou semicircular;
  • Maleabilidade;
  • Dureza;
  • Padrão, como, por exemplo, DIN 472 e DIN471.

 

Tenha um fabricante de anel elástico de confiança!

Considerando todas as especificidades da fabricação do anel elástico e a sua importância dentro do contexto industrial, é extremamente importante escolher de forma criteriosa o fabricante do anel elástico.

Nós da Indústria RC, além da certificação ISO 9001, prestamos atenção nas normas específicas para cada segmento seja na fabricação de anel elástico, peças usinadas ou estamparia de metais.

Quer saber mais sobre nosso catálogo industrial, entre em contato e descubra as diversas possibilidades para sua empresa.